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Fundos MZ FACBN - Administração do Concelho de Boane
Relatórios

Parte de Arquivo Histórico de Moçambique

Área de identificação

Código de referência

ACERVO AHM-MZ FACBN

Título

Administração do Concelho de Boane

Data(s)

  • 1951-1974 (Produção)

Nível de descrição

Fundos

Dimensão e suporte

Documentos textuais: 209 caixas

Área de contextualização

Nome do produtor

Posto Administrativo de Boane

História biográfica

História do fundo

História administrativa
O Posto Administrativo de Boane, teve a sua origem da povoação do mesmo nome, que foi implantado pela Portaria nº 537 de Julho de 1909. O nome de Boane provêm de um chefe tradicional, subordinado ao regedor Matola ou Matsolo. Limites: a Norte, Posto da Machava; a Sul, Posto de Changalane; a Leste, Posto da sede do Concelho da Matola e Postos da Machava e Catembe; a Oeste, os Postos da sede do Concelho da Namaacha e Cangalane.
A criação do posto administrativo Foi em 1955 através da portaria n.º 11.208, de 31 de Dezembro, e só iniciou a sua administração em 2 de Janeiro de 1963. A Sede do Posto foi elevada à categoria de vila em 1962, com a criação da Junta Local pela Portaria nº 16.358 de Setembro de 1962
História arquivistica
O fundo da Administração do Concelho de Boane foi entregue ao AHM no âmbito da decisão governamental tomada no pós independência em que toda documentação produzida no período colonial devia ser considerada de valor histórico/permanente.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Procedência
Administração de Boane

Área do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Os documentos dizem respeito ao funcionamento da máquina administrativa do concelho de Boane.

Avaliação, eliminação e temporalidade

O acervo deste fundo não foi avaliado

Accruals

Sistema de arranjo

Os documentos estão organizados tendo em conta os seguintes campos: Administração; trabalho e acção social; fazenda; fomento; educação e cultos; justiça; militar; orçamentos e contas; pessoal; registo civil; tombo e carga; tribunais indígenas; arquivo confidencial; livro de registos; registos.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condições de acesso
Todo o fundo documental é de acesso livre, bastando respeitar as regras de acesso e uso dos documentos a guarda permanente no AHM.

Condiçoes de reprodução

A reprodução é permitida mediante autorização do responsável pelo AHM, tendo em conta a natureza e as condições do documento solicitado

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Inventário sumário

Área de Fontes Relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Área de notas

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Área de controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Nota do arquivista
Descrição preparada por uma equipe do AHM

Nota do arquivista

Data da descrição: 2007

Accession area

Acções